sábado, 3 de dezembro de 2011

Música Celta x Música Tradicional

Muito do que se classifica atualmente como música celta atualmente é baseado em uma visão romântica do imaginário popular, que ao ouvir o termo "celta" imediatamente surge a imagem de músicas dançantes com violinos, flautas e harpas. Outros, associam a música celta exclusivamente à Irlanda e à Escócia, devido ao seu alto grau de cultura celta preservada.

Entretanto, pode-se dizer que é um pouco mais complexo que isso avaliar o que de fato seria música celta. Algumas características inerentes à música a torna extremamente dinâmica e difícil de identificar ou rotular, principalmente aquelas vinculadas às classes sociais ou determinadas comunidades.

Analisando-se a cultura celta em si, as tribos divergiam em suas crenças e práticas, e isso sem dúvida nenhuma também refletiria na música, tornando ainda mais difícil identificar um gênero de música que possa ser isolado e classificado como celta. Um fato interessante é que uma unanimidade entre as tribos parece ser que os músicos tinham papel importante e de respeito na sociedade celta.

Outro fator a se considerar é a evolução natural dos instrumentos musicais, que não são mais fabricados da mesma forma, materiais, nem com os mesmos princípios da época dos celtas. Além disso, mesmo que fosse possível resgatar instrumentos musicais originais pela arqueologia, não seria possível determinar de que forma o som seria extraído pelo músico. Também a ausência de escrita fez com que não existissem registros de algo como uma partitura musical.

Com base nesses fatores, pode-se dizer que atualmente, o que seria considerado como música celta, seria aquilo conhecido como música tradicional das comunidades que têm descendência celta, como a Irlanda, Escócia, País de Gales, Bretanha, Cornualha, Ilha de Man, etc...

Essa aceitação é sempre feita com as ressalvas já citadas, sabendo-se que ela não é original e pura, mas é aceita assim como consideram-se os textos da mitologia irlandesa como sendo mitologia celta, mesmo sabendo-se que os mitos foram registrados por monges cristãos e sofreram influência dos mesmos.

Fontes:
Land, Sea & Sky - Shae Clancy/Francine Nicholson/Alexei Kondratiev
Celtic Music, a Complete Guide - June Skinner Sawyers

Nenhum comentário:

Postar um comentário